Capa

Chef paraense Thiago Castanho lança série "Sabores da Floresta" no Canal Futura

Sabores da Floresta
(Foto: Divulgação)

Thiago Castanho
(Foto: Divulgação)

Thiago Castanho
(Foto: Divulgação)

Sabores da Floresta
(Foto: Divulgação)

Sabores da Floresta
(Foto: Divulgação)

São 13 episódios sobre a origem e as tradições de ingredientes e pequenos produtores da região Amazônica

14.01.2020  |  174 visualizações

Estreia em 24 de janeiro, às 21h, no canal Futura, “Sabores da Floresta”, a primeira série documental gastronômica totalmente produzida no Norte do Brasil. Apresentada pelo chef paraense Thiago Castanho, a série contempla a riqueza da culinária da região amazônica indo direto às suas origens. 

Na primeira temporada, a produção percorreu 12 municípios no Pará e no Amazonas, com mais de 30 profissionais envolvidos. Os 13 episódios de Sabores da Floresta foram produzidos pela Marahu Filmes, produtora paraense, com direção de Fernando Segtowick. A cada semana, o programa mergulha nas histórias de ingredientes como cupuaçu, açaí, tucupi, acari, tucumã em feiras, mercados, rios e na floresta, sempre descobrindo novos olhares e modos de preparo de produtos já tão conhecidos pelos habitantes.

Em sua jornada, Thiago Castanho explora os métodos e tradições de pequenos produtores, apresenta as habituais versões de pratos das localidades que visita e cozinha receitas tradicionais com os moradores locais. Ao final de cada episódio, na casa da família Castanho, em Belém do Pará, o chef recebe um convidado para juntos cozinharem um prato com o ingrediente do dia.

Entre os convidados estão o chef André Mifano, no episódio das ostras, a chef Mara Salles, falando de farinha, o irmão de Thiago, também chef, Felipe Castanho, e o pai da família, ‘seu Chicão’, nos episódios do tucupi e acari, respectivamente.

“Desde a primeira reunião entre a produtora e o Thiago Castanho, ficou muito claro que queríamos unir os formatos de programas de gastronomia e viagens, porque a maioria dos ingredientes ficam nos interiores da região amazônica, em lugares onde muitas pessoas não tem acesso ou até mesmo não conhecem”, explica Fernando Segtowick, diretor e um dos criadores da série. Para Clarissa Zappe, diretora de gastronomia da série, o projeto “Foi um grande desafio, mas também o maior presente! Além de dirigir um programa lindo, delicioso, que ensina, que mostra o nosso coração e o da terra, com pessoas e produtos incríveis, eu ganhei uma família nova,  envolvimento e identificação com toda uma cultura.”


A produção também revelou novos talentos da região, como a roteirista Adriana Faria, que estreou na função junto do co-roteirista Eneas Carlos, de São Paulo. "O Sabores foi a primeira série documental que criei em parceria com o Fernando Segtowick e o Thiago Pelaes. Não imaginava o quanto seria engrandecedor conhecer mais sobre os ingredientes da nossa terra" afirma Adriana.

“Com Sabores da Floresta, o Futura e a Fundação Roberto Marinho reforçam sua atuação na área de sustentabilidade e valorização da floresta. Especialmente com foco na juventude rural, com o incentivo à permanência desses jovens no campo, desenvolvendo carreiras e atividades econômicas ligadas aos produtos florestais”, diz Ana Paula Brandão, gerente de Implementação do Canal Futura/Fundação Roberto Marinho.

Assista ao trailer:

https://www.youtube.com/watch?v=hPJVkyKSruE&feature=emb_title

 

Sobre Thiago Castanho

Thiago Castanho nasceu e cresceu em Belém, capital do Pará, em meio à selva amazônica brasileira. Filho de D. Carmem e “seu” Francisco, Thiago tomou gosto pela comida e ingredientes de sua terra quando seu pai resolveu transformar a sala de sua casa em um pequeno restaurante para sustentar a família. O Remanso do Bosque, dos irmãos Thiago e Felipe Castanho, foi o primeiro restaurante brasileiro fora do eixo Rio-São Paulo a entrar na lista dos 50 melhores da América Latina.

Sobre a Marahu Filmes

A Marahu Filmes é uma produtora de conteúdo sediada em Belém do Pará. Desde 2015, desenvolve projetos para cinema e televisão e internet. Foi vencedora do edital de Núcleos Criativos da ANCINE para a criação de cinco projetos, entre séries e longas-metragens. Em 2020, lança também, o documentário “O Reflexo Do Lago”.       

Sobre o Canal Futura

O Futura é uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da parceria entre organizações da iniciativa privada, unidas pelo compromisso de investir socialmente. Seus parceiros mantenedores são SESI - DN e SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Rede Globo e Votorantim.

O canal realiza a distribuição multiplataforma de conteúdo e metodologias socioeducacionais por meio de um canal de televisão acessível em todo o país pela TV aberta, por satélite e por assinatura, e com atuação em vídeo on demand em plataformas próprias e de terceiros. Essa experiência associa inovação em educação aos recursos da cultura digital, levando a educação para todas as telas e explorando fronteiras da tecnologia com soluções que envolvem, dentre outros recursos, os jogos eletrônicos e os chatbots. O Futura pode ser assistido a qualquer hora e em qualquer lugar via Futura Play (www.futuraplay.org).

 

 


Outras informações e imagens em alta

(11) 3057-3138

Michelle Kaloussieh – michelle@taopr.com.br / 98515-1510

Thais Gagliardi – thais@taopr.com.br / 98188-8121



 

Leia também...

13.02.2020

S.Pellegrino anuncia jurados para final mundial do concurso Young Chef 2020

Chef paranaense Manu Buffara está entre os ''Sete Sábios''

17.01.2020

CEO da Gastromotiva, Nicola Gryczka estará em Davos para o Fórum Econômico Mundial

Empreendedora social participará de painéis que discutem igualdade de gênero

05.12.2019

Jazzy agita centro de São Paulo neste sábado, 7, com a banda RSF Groove e outras atrações

Carta de drinks do evento traz receitas, com bourbon Jim Beam e o gin Larios

28.11.2019

Beam Suntory aposta no mercado de gin e traz Larios para o Brasil

N.1 de vendas na Espanha, a bebida premium chega às gôndolas em outubro nas versões Larios Dry, Rosé e 12.

Entre em contato